terça-feira, 17 de março de 2009

DITO E FEITO

A história mostra que, desde as antigas civilizações, o imperialismo sempre trouxe bonança, riquezas e autoridade, mas também mostra que tudo isso em exagero traz o declínio, o fracasso e a miséria. Assim aconteceu com os romanos e com outros impérios... e nada impede que aconteça com os americanos, tão confiantes em seu poder imperialista, o mesmo fim melancólico.
Porem, hoje, devido à globalização, as consequências são mais catastróficas, pois, se uma economia tão importante como a dos EUA falir, o restante do mundo vai junto, justamente devido a esse atrelamento.


Não, este não é discurso de político petista coerente com suas origens, ainda na década de 80 do século passado, ou com algum comunista impedernido. Trata-se de parte de uma carta enviada pelo então estudante Anderson Braga, em 2002, ao jornal O LIBERAL, hoje recém formado em Administração pela UFPA, e publicada no dia 15 de fevereiro daquele ano.
Com quase sete anos de antecedência, seu texto acabou tendo um tom profético e, lido novamente hoje, parece que foi escrito na semana passada.
Leitura diária de bons livros e revistas permite ao homem romper com as "visões mágicas do mundo", como escreveu Paulo Freire, construindo, ao mesmo tempo, uma visão crítica do mundo, dos homens e da sociedade. Foi o que ele fez.
Parabéns a ele!

Nenhum comentário: