sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EIA-RIMA DE BELO MONTE JÁ ESTÁ COM IBAMA

O projeto está pronto e sua execução é fundamental ao desenvolvimento regional.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu, hoje, os estudos ambientais sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do órgão. O Ibama tem agora 180 dias para analisar os estudos e decidir se irá ou não conceder a licença prévia para a obra. A Usina de Belo Monte, se construída, deverá gerar mais de 11 mil megawatts de potência. A conclusão da obra está prevista para abril de 2014, e o investimento estimado é de R$ 7 bilhões. O leilão deverá ser realizado até setembro deste ano. Os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da obra foram realizados pela Eletrobrás, que poderá participar do leilão que vai definir os responsáveis pela construção da usina. Se a estatal não vencer a disputa, ela terá que ser ressarcida pelos empreendedores.
A construção da Hidrelétrica de Belo Monte é considerada essencial para atender demandas presentes e futuras de energia elétrica na região.
Será que agora é pra valer?

(Fonte: Plantão de O Liberal - 19h15)

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa notícia é maravilhosa, mas um soco direto na cara dos ecoloucos, principalmente as ONGs estrangeiras, que tanto se intrometeram nesse que é um projeto dos mais importantes pra nós.
Tomara que o Ministério Público pare de dar ouvido pra esse povo que luta contra o nosso desenvolvimento.
Vou ficar de olho nesse caso.
Piteira, continue dando pra nós notícias como essas.